01/09/2008

PAUL SCHRADER

O escritor, roteirista e diretor Paul Joseph Schrader, nasceu e foi criado em uma comunidade puritana de Calvinistas holandeses e só teve conhecimento sobre cinema quando entrou na universidade. Até então, esta prática lhe era proibida devido às diferenças culturais.

Morando em Los Angeles, vê cerca de mil filmes no período de um ano. O jovem estudante de teologia apaixonou-se por mestres como Bergman, Fellini e Antonioni, entre outros.

Começou a trabalhar como crítico enquanto se formava em Teoria do Cinema, e a partir de 1972, passou a escrever roteiros para filmes, sendo Taxi Driver (1976, dirigido por Martin Scorsese), o mais famoso.

Leia o artigo CABIN FEVER (em inglês).
Depois de Taxi Driver, tornou-se colaborador frequente de Scorsese, e entre outros, escreveu o roteiro de Touro Indomável (Raging Bull, 1980) e A Última Tentação de Cristo (The Last Temptation of Christ, 1988).

Anos mais tarde, já como cineasta, Schrader classificou Taxi Driver como o primeiro filme de sua "Lonely Man Trilogy" (Trilogia do Homem Solitário), seguida por Gigolô Americano (American Gigolo, 1980) e finalizada com O Dono da Noite (Light Sleeper, 1992).

A experiência de Schrader como crítico de cinema e roteirista, o levaram à cadeira do diretor.

Sua densa e irregular filmografia aborda temas e personagens sofridos, muitos deles aclamados pela crítica, mas com pouco resultado comercial. Entre seus sucessos como diretor, destacam-se Gigolô Americano (American Gigolo, 1980 - que levou Richard Gere ao estrelato), o sensual A Marca da Pantera (Cat People, 1982) e Mishima: Uma Vida em 4 Capítulos (Mishima: A Life in Four Chapters, 1985), biografia do radical escritor japonês, Yukio Mishima.

Paul Schrader alcançou o merecido reconhecimento da indústria cinematográfica. Considerado um dos melhores roteiristas do cinema americano, foi prêmiado diversas vezes, com a exceção de Hollywood, que nunca o indicou a um Oscar. Em 2009, foi o primeiro a receber o prêmio Lifetime Achievement como roteirista no ScreenLit Festival, na Inglaterra. Também é membro permanente do júri do Filmaka Digital Studio, que apóia novos cineastas, introduzindo-os no mercado de cinema.


As filmagens foram problemáticas, marcadas por violentos desentendimentos artísticos e pessoais entre diretor e atores. Yaphet Kotto quebrou uma cadeira na costas de Keitel e Richard Pryor apontou uma arma para Schrader recusando-se a rodar mais de três tomadas por cena.

O diretor relembra que chegou a sofrer um colapso nervoso, levando-o a reconsiderar sériamente a carreira.

Submundo do Sexo (Hardcore, 1979) causou rumores de que seria baseada na adolescência de Schrader em Michigan.

Escrito por Schrader, o filme retorna ao mesmo inferno urbano de Taxi Driver, onde Jake Van Dom (George C. Scott), pai solteiro e próspero empresário com fortes convicções Calvinistas, desespera-se em busca da filha adolescente no submundo da pornografia.

A trilha-sonora composta por Giorgio Moroder chegou ao sétimo lugar na lista dos Top 200 da Billboard, alavancada por Call Me, interpretada pela Blondie de Debbie Harry.

Fascinado pelo erotismo e horror do gênero, Paul Schrader classifica o filme como uma "fantasia mitológica não-realista que coloca a fêmea num pedestal."

A Marca da Pantera se destaca pela escalação do elenco (Nastassja Kinski - sensualíssima, e Malcom McDowell - esquisitão e enigmático) e pela canção-tema Cat People (Puting Out Fire), composta e executada por David Bowie.



Schrader se esforça para equilibrar eventos da vida do autor e retratar sua obssessão pelo belo e pela morte, narrando a parte biográfica em preto e branco e as histórias em cores.

Schrader considera Mishima o melhor filme que já dirigiu: "Minha maior realização. Como roteirista, foi Taxi Driver mas como diretor, foi Mishima."

Schrader declarou-se insatisfeito com o resultado final, principalmente pelas performances de Fox e Jett e pela ausência de uma narrativa mais visual: "Como escritor, minha tendência é enfocar a trama de forma literal. Neste filme, tentei, sem sucesso, suprimir este aspecto para desenvolver um estilo visual."

Visando recuperar-se do fracasso comercial e artístico de Luz do Dia, Schrader decidiu que seu próximo projeto teria poucos recurssos financeiros, destacando-se pelo tema e pela originalidade narrativa.

Exibido no Festival de Cannes de 1988, Patty Hearst dividiu a crítica, que destacou a atuação de Richardson e reconheceu o esforço de Schrader em sua busca por uma linguagem própria. Comercialmente, o filme teve bom resultado em relação ao seu baixo orçamento.

Schrader define o filme como "a história de um homem acuado". Assim como em Gigolô Americano e Taxi Driver, seu personagem é obrigado a encarar a ansiedade causada por suas escolhas e suas consequências ameaçadoras. LeTour passa noites em claro, escrevendo em seu diário. Contudo, ao encerrar um caderno, simplesmente o descarta.

No final, O Dono da Noite faz uma referência ao Pickpocket de Robert Bresson quando, aprisionado, LeTour contempla a esperança de uma nova vida.

Baseado no livro homônio de Elmore Leonard, Caindo em Tentação (Touch, 1997) foi adaptado por Schrader como uma sátira cômica sobre a indústria evangelista americana. No elenco, Christopher Walken, Bridget Fonda, Gina Gershon, Lolita Davidovich e Paul Mazursky.

A trilha-sonora foi composta e executada por Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana e atual líder do Foo Fighters.

Policial em uma pequena cidade de New Hampshire, Wade investiga um suposto acidente durante uma caçada envolvendo sua relação com o pai alcólatra e violento (James Coburn - Oscar de ator co-adjuvante), uma crescente obssessão com o passado, desentendimentos com a ex-esposa e sua filha, e a morte da mãe. Estes eventos acabam gerando uma crise emocional em Wade, influenciando sua investigação.

Segundo Schrader, o livro de Banks é "uma jornada ao interior da alma negra da masculinidade americana que examina como a violência é passada de pai para filho, atravessando gerações e consumindo o indivíduo."

Naturalmente, este thriller melodramático reúne os temas característicos do diretor: paixão desenfreada, devoção religiosa e criminosos atormentados pela culpa.

Após percorrer o circuito internacional de festivais, Auto Focus teve um lançamento limitado nos Estados Unidos e menor ainda internacionalmente, resultando num grande fracasso comercial.

Assim, a Morgan Creek recontratou Schrader para remontar o filme e lançou-o com seu título original.


Em 2007, Schrader revisitou o "Homem Solitário" em O Acompanhante (The Walker, 2007), uma produção independente onde Woody Harrelson interpreta Carter Page Terceiro, um homossexual de meia-idade que trabalha como acompanhante de mulheres casadas à eventos sociais aos quais seus maridos preferem não participar.

Neste cenário, Carter encontra-se no meio de uma trama de assassinato envolvendo políticos poderosos. Também no elenco, Kristin Scott Thomas, Lauren Bacall e Willem Dafoe.

O Acompanhante foi bem recebido pela crítica nos festivais de Berlin, Sydney e Cambridge, mas com baixa audiência, foi lançado diretamente em DVD nos Estados Unidos.

O elenco também conta com Willem Dafoe e Derek Jacobi, além de renomados atores alemães.


* (também roteirista)
Vivendo na Corda-Bamba (Blue Collar, 1978) *
Submundo do Sexo (Hardcore, 1979) *
Gigolô Americano (American Gigolo, 1980) *
A Marca da Pantera (Cat People, 1982)
Mishima: Uma Vida em 4 capítulos
(Mishima: A Life in Four Chapters, 1985) *
Luz do Dia (Light of Day, 1987) *
O Rapto de Patty Hearst (Patty Hearst, 1988)
Estranha Sedução (The Comfort of Strangers, 1990)

O Dono da Noite (Light Sleeper, 1992) *
Caindo em Tentação (Touch, 1997) *
Temporada de Caça (Affliction, 1997) *
Marcas da Vingança (Forever Mine, 1999) *
Auto Focus (2002)
Domínio: Prequela de O Exorcista
(Dominion: Prequel to the Exorcist, 2005)
O Acompanhante (The Walker, 2007) *
A Ressurreição de Adam (Adam Resurrected, 2008)

Operação Yakuza (The Yakuza, 1975 - Sydney Pollack)
Taxi Driver (1976 - Martin Scorsese)
Trágica Obsessão (Obsession, 1976 - Brian DePalma)
A Outra Face da Violência
(Rolling Thunder, 1977 - John Flynn)
Old Boyfriends (1979 - Joan Tewkesbury)
Touro Indomável (Raging Bull, 1980 - Martin Scorsese)
A Costa do Mosquito (The Mosquito Coast, 1986 - Peter Weir)
A Última Tentação de Cristo
(The Last Temptation of Christ, 1988 - Martin Scorsese)

City Hall - Conspiração no Alto Escalão
(City Hall, 1996 - Harold Becker)
Vivendo no Limite
(Bringing Out the Dead, 1999 - Martin Scorsese)