01/09/2008

ALFRED HITCHCOCK

O cineasta Alfred Joseph Hitchcock é, até hoje, considerado como o mestre do suspense cinematográfico, sendo um dos mais conhecidos diretores de todos os tempos.

A sua carreira cinematográfica começou em 1920, com um emprego na Famous Players-Lasky, da Paramount Pictures. Durante dois anos, ele produziu letreiros para filmes mudos. Logo aprendeu a criar roteiros e a editar. Em 1922, tornou-se cenógrafo e assistente de direção. No mesmo ano, iniciou sua primeira produção, Number Thirteen, mas o projeto foi abandonado. Entre 1923 e 1925, Hitchcock trabalhou em Berlim, na UFA (Universum Film AG).

A partir daí, Hitchcock começou a fazer o que se tornaria uma das suas marcas: as aparições discretas em seus filmes.

Em 1929, Hitchcock filmou Chantagem e Confissão (Blackmail), primeiro filme sonoro britânico. Em 1933, foi trabalhar na Gaumont-British Picture Corporation, e seu primeiro filme para a companhia foi O Homem que Sabia Demais (The Man Who Knew Too Much - 1934), que seria refilmado em 1956. O segundo filme foi Os 39 Degraus (The 39 Steps - 1935), considerado o melhor deste período.

Nele, Hitchcock usa, pela primeira vez, o argumento da fuga de um homem acusado injustamente.

A seguir, outro sucesso: A Dama Oculta (The Lady Vanishes - 1938), um mistério a bordo de um trem que desenvolve-se numa intriga internacional.

Estes filmes tiveram repercussão em Hollywood, resultando num convite do produtor David O. Selznick.Hitchcock mudou-se para os Estados Unidos em 1939 adiquirindo cidadania em 1955. Seu primeiro filme americano foi Rebecca - A Mulher Inesquecível, com Laurence Olivier e Joan Fontaine, que rendeu ao cineasta sua primeira indicação ao Oscar. O filme foi premiado, mas Hitchcock perdeu na disputa de diretor.

Seu segundo filme em Hollywood foi Correspondente Estrangeiro (Foreign Correspondent - 1940), filmado durante o primeiro ano da Segunda Guerra Mundial, e que também foi indicado para o Oscar de Melhor Filme.

Na década de 1940, os filmes de Hitchcock tornaram-se mais diversificados, passando pela comédia em Sr. & Sra. Smith (Mr. & Mrs. Smith - 1941), ao filme noir em A Sombra de Uma Dúvida (Shadow of a Doubt - 1943) e a ficção sobre leis em Agonia do Amor (The Paradine Case - 1947).

Spellbound - Quando Fala o Coração (Spellbound - 1945), com Ingrid Bergman e Gregory Peck, recebeu várias indicações ao Oscar, incluindo melhor filme. O produtor David O. Selznick utilizou suas experiências em psicanálise, e até levou aos estúdios sua terapeuta, para servir de consultora. Hitchcock fez algumas cenas baseadas em obras de Salvador Dalí para ilustrar cenas de confusão mental, as quais Selznick odiou.Interlúdio (Notorious - 1946), com Cary Grant e Ingrid Bergman, foi o primeiro filme dirigido e produzido por Hitchcock, sem a participação de Selznick. Agonia de Amor (The Paradine Case - 1947), foi seu primeiro filme colorido, protagonizado por Gregory Peck.

Festim Diabólico (Rope - 1948), foi o primeiro de uma série de filmes de sucesso estrelados por James Stewart.

Rope destaca-se por ser praticamente um grande plano-sequência, tendo apenas oito cortes na edição escondidos durante o filme. Supostamente, também teria um conteúdo homossexual na relação dos dois assassinos.

Seu próximo filme seria outra trama de assassinato que viria a se tornar mais um clássico do suspense.Em 1955, Ladrão de Casaca (To Catch a Thief) trazia novamente Grace Kelly no elenco, além de Cary Grant. Em 1956, Hitchcok refilmou O Homem que Sabia Demais (The Man Who Knew Too Much), com James Stewart e Doris Day.
Em 1957, o diretor lançou O Homem Errado (The Wrong Man), com Henry Fonda e Vera Miles. O roteiro foi baseado no livro The True Story of Christopher Emmanuel Balestrero, sobre um caso real de confusão de identidade.

A cena em que Cary Grant é perseguido por um bi-plano e a final, da luta no Monte Rushmore (aquele dos rostos dos presidentes esculpidos na pedra), são memoráveis.
Filmado em preto e branco, Psicose (Psycho - 1960), tinha Janet Leigh (uma grande estrela da época, e vencedora do Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante por este trabalho), assassinada na primeira meia hora do filme, numa das cenas mais famosas da história do cinema.

Hitchcock e seu colaborador, o famosos designer, Saul Bass (responsável pelo design das aberturas de seus filmes), criaram um complexo storyboard para a cena que contabiliza mais de 100 tomadas e planos inusitados como o rodopio de câmera fundindo o ralo ensanguentado da banheira para o olho estático da vítima. Tudo apoiado pela intensa trilha-sonora de Bernard Herrmann, com o famoso tema dos violinos que funcionam como gritos da vítima.

Os Pássaros (The Birds - 1963), é protagonizado por Rod Taylor, Jessica Tandy e Tippi Hedren, esta última, uma descoberta de Hitchcock. O filme inovou na trilha-sonora e foi indicado ao Oscar de efeitos especiais. Tippi Hedren foi premiada com o Globo de Ouro.
Topázio (Topaz - 1969), também aborda o tema da espionagem na Guerra Fria. O elenco do filme não apresentava uma grande estrela, apenas nomes desconhecidos. Muitos acreditam que Hitchcock preferiu não trabalhar com uma estrela Hollywoodiana após conflitos com Paul Newman em seu último filme.

Uma frase do cineasta ilustra bem seu relacionamento com atores: "Atores são como gado que precisam ser constantemente comandados pelos diretores."


Seu último trabalho foi em Trama Macabra (Family Plot - 1976), um suspense sobre sequestro, roubo de jóias e assassinato, com Karen Black e Bruce Dern.

Entre 1955 e 1961, produziu os 68 episódios da série Alfred Hitchcock Presents, dos quais dirigiu dezesete.

Entre 1962 e 1965, seu nome deu título à série The Alfred Hitchcock Hour, apresentada pelo próprio e que teve 92 episódios, sendo apenas um deles (I Saw the Whole Thing - 1962), dirigido pelo cineasta.

ROTEIRISTA E DIRETOR DE ARTE - FILMES MUDOS (1921 - 1925)
Em suas primeiras experiências cinematográficas, Hitchcock atuou como ilustrador, o que mais tarde lhe seria muito útil na criação dos storyboards de seus filmes. Não se tem conhecimento de cópias da maioria destes títulos. Todos estão em domínio público.

The Call of Youth (1921)
The Great Day (1921)
Appearances (1921)
The Mystery Road (1921)
The Princess of New York (1921)
Dangerous Lies (1921)
The Bonnie Brier Bush (1921)
Three Live Ghosts (1922)
Tell Your Children (1922)
Love's Boomerang (1922)
The Spanish Jade (1922)
The Man from Home (1922)
Woman to Woman (1923)
The White Shadow (1923)
The Prude's Fall (1924)
The Passionate Adventure (1924)
Die Prinzessin und der Geiger (1925)

A