01/09/2008

DARREN ARONOFSKY

Criado na doutrina judaica conservadora de sua família com raízes na Rússia e Ucrânia, o produtor, roteirista e diretor, Darren S. Aronofsky, começou a se interessar pelas artes cênicas ainda criança quando, levado por seus pais, frequentava o circuito teatral da Broadway, em Nova York.

Estudou na Universidade de Harvard e no AFI (American Film Institute) onde cursou teoria do cinema e animação. Com seu filme de formatura, Supermarket Sweep, Aronofsky venceu diversos prêmios, destacando-se como um dos finalistas no Student Academy Awards de 1991.

Em 1998, Aronofsky estreou no circuito comercial com Pi (o título refere-se à proporção numérica matemática, originada pela relação entre as grandezas do perímetro de uma circunferência e seu diâmetro).

Aronofsky foi aclamado e premiado no Independent Spirit Awards (melhor roteiro iniciante) e no Sundance Film Festival (melhor diretor). Como resultado, Pi - uma produção de baixo orçamento (US$ 60 mil) - chamou a atenção da Artisan Entertainment, que adquiriu os direitos do filme por US$ 1 milhão, triplicando seu investimento após o lançamento comercial.

Aronofsky trabalhou por três anos com a mesma equipe de seu filme anterior que, por ter tido uma boa performance comercial, possibilitou à produção, contar com atores famosos como Ellen Burstyn (indicada ao Oscar), Jennifer Connelly e Jared Leto.

Assim como em Pi, a montagem apresenta-se ágil, com tomadas bem curtas. Para se ter uma idéia, um longa-metragem de 100 minutos, tem em média 600 a 700 cortes, enquanto Réquiem ultrapassa os 2000 cortes. O diretor também faz uso de closes extremos e imagens fragmentadas. Na época, este estilo "nervoso" de edição acabou sendo batizado de hip hop montage.

Após recusar uma proposta para dirigir Batman Begins, Aronofsky iniciou a produção de seu terceiro filme, Fonte da Vida (The Fountain, 2006). Estrelado por Rachel Weiz (sua ex-esposa) e Hugh Jackman, o filme é o primeiro deslize do diretor, não agradando público e crítica.

Porém, o ousado O Lutador (The Wrestler, 2008) teve enorme repercussão e ótimo resultado comercial.

Rourke interpreta Randy "The Ram" Robinson, um lutador veterano de luta-livre, que mesmo com a saúde fragilizada pelos anabolizantes (resultando num ataque do coração), insiste em encarar a desgastante rotina do ringue em nome de seu passado glorioso nos anos 80. Ao mesmo tempo, tenta se reconciliar com a distante filha adolescente enquanto vive um romance como uma stripper (Marisa Tomei).


O estilo visceral, pesado (porém emocionante) de Aronofsky apresenta-se bem desenvolvido em Cisne Negro (Black Swan, 2010), um thriller psicológico sobre uma bailarina de Nova York (excelente atuação de Natalie Portman, premiada com o Oscar e o Globo de Ouro de melhor atriz) que sacrifica corpo e alma numa montagem extrema de O Lago dos Cisnes, comandada por um diretor cruel.

Portman trouxe a amiga Mila Kunis para o elenco que também conta com Vincent Cassel e Barbara Hershey.

Segundo Aronofsky, Repulsa ao Sexo (Repulsion, 1965) e Le Locataire (The Tenant, 1976), de Roman Polanski, foram grandes influências para o projeto.

Sem dúvida, Darren Aronofsky vem construindo uma sólida filmografia, marcando cada vez mais seu nome como uma das maiores revelações da década de 2000 e uma grande promessa para a próxima década.