01/09/2008

GEORGE LUCAS

George Lucas é um laureado diretor, produtor e roteirista, além de ser o fundador de sua produtora Lucasfilm e das empresas Industrial Light & Magic e Skywalker Sound.

Criador da saga Star Wars (Guerra nas Estrelas) e da série Indiana Jones, Lucas atingiu o status de maior produtor independente do cinema americano.

Durante a década de 60, Lucas estudou cinema na Universidade da Califórnia do Sul, onde conheceu Francis Ford Coppola. Nessa época fez uma série de pequenos filmes, entre os quais, o curta-metragem Electronic Labyrinth: THX 1138 4EB, que iria se tornar mais tarde, o seu primeira longa-metragem.

Após fazer a graduação, fundou o American Zoetrope Studios, em parceria com Coppola, companhia que tinha por objectivo ajudar os realizadores a criar filmes de forma livre, fora do circuito opressivo de Hollywood.

Baseado no curta metragem realizado por Lucas em 1967, quando cursava cinema na USC (University of Southern California), o filme tinha Robert Duvall no papel principal e foi uma parceria entre a Warner Bros. e a Zoetrope.

Mal recebido pelo estúdio, foi lançado em pequeno circuito e não obteve sucesso de bilheteria. Devido à abordagem densa e à temática, THX 1138 é considerado até hoje como um filme difícil, que só obteve sucesso e passou a ser cultuado após a consagração de Lucas com Star Wars.

American Graffiti (1973) passa-se em 1962, numa pequena cidade dos Estado Unidos onde Curt (Richard Dreyfuss) e Steve (Ron Howard) vivem grandes aventuras no último dia de verão antes de partirem para a universidade. Nesta noite, vários acontecimentos ocorrem ao mesmo tempo: brigas de namorados, disputa de racha e pequenos crimes praticados pela gangue dos Faraós, a qual Curt se junta.

American Graffiti foi indicado a cinco Oscars, incluindo Melhor Filme e diretor. Com o tempo, tornou-se um cult-classic. A mais conhecida referência aos "Happy days" da América Rock'n'Roll dos anos 50.

More American Graffiti (1979) é a sequência do sucesso "good times" American Graffiti (dirigido por Lucas em 1973). Enquanto o original acompanhava as tripulias de um grupo de adolescentes em sua última noite de verão antes de partirem para vida adulta, esta continuação mostra o que aconteceu com os personagens alguns anos depois.
Orçado em US$ 3 milhões, More American Graffiti faturou US$ 8 milhões nos cinemas americanos. Uma tímida performance comercial se comparado ao antecessor. A recepção crítica também não foi das melhores, destacando sua ambição fracassada de inovar um tema desgastado.

Assim começa Guerra nas Estrelas (Star Wars - 1977), primeiro filme de uma série que viria a se tornar o maior fenômeno cinematográfico das últimas décadas.

Um dos momentos principais em cada episódio da série, são os duelos de Sabre-de-luz entre os Jedi e os Sith.

O Sabre-de-luz é a elegante arma dos Cavaleiros de Jedi, dando uma conotação Samurai high-tech aos personagens. Caracteriza-se como uma espada laser, em diferentes cores que emite um som único, vibrante, disparando flashes luminosos a cada impacto de seus golpes.O primeiro duelo de Sabre-de-luz, acontece num hangar da Estrela da Morte, entre o veterano Mestre Jedi, Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness) e seu antigo aprendiz, Darth Vader.

Além de revolucionário cinemáticamente, Star Wars é uma apurada produção de George Lucas. Seu elenco inclui atores como Alec Guiness, Peter Cushing e o futuro superastro, Harrison Ford. A premiada trilha-sonora de John Williams tornou-se um clássico conhecido mundialmente e a direção de arte usa como referência, o design elegante das naves espaciais de antigos seriados como Flash Gordon.

Star Wars foi indicado a doze Oscars, vencendo nove. Entre eles, melhor direção de arte, edição e efeitos especiais.

O impacto do filme atravessou fronteiras, dando início à uma cultura própria do universo Star Wars, criada por uma enorme legião de fãs em todo o mundo.

Apesar de tudo isso, quando foi lançado nos cinemas, poucas salas concordaram em exibir o filme por não acreditarem em seu potêncial sucesso. Após um forte lobby feito pela 20th Century Fox, Star Wars foi amplamente exibido, tornando-se um imediato estouro de bilheteria. Em três semanas, as ações da Fox dobraram seu valor, e Lucas ficou milionário.


Admiradores incondicionais do cineasta japones, Akira Kurosawa, Lucas e Francis Coppola são creditados como produtores executivos na versão internacional de Kagemusha, a Sombra do Samurai (Kagemusha, 1980), depois de convencerem a 20th Century Fox a completar o orçamento da produção após a falência da Toho Studio.
Mundialmente aclamado, Kagemusha foi indicado ao Oscar (filme estrangeiro e direção de arte), Globo de Ouro (filme estrangeiro), venceu dois prêmios BAFTA (direção e figurino), o César de filme estrangeiro, e dividiu com All That Jazz (dirigido por Bob Fosse) a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1980.

Selecionado para o Festival de Cannes de 1985, Mishima recebeu o prêmio de Melhor Contribuição Artística.

A Zoetrope não teve sucesso, mas com o resultado financeiro de American Graffiti e Star Wars, Lucas conseguiu montar sua produtora, a Lucasfilm Ltd.

A partir dela, nasceram as sub-divisões que tornaram-se as empresas mais respeitadas em suas áreas, desenvolvendo novas tecnologias nas áreas de som e efeitos visuais.

A Skywalker Sound e a Industrial Light & Magic, são responsáveis por diversos avanços tecnológicos para o cinema, entre eles, o THX Sound System, que predomina como padrão de excelência em áudio.

Além dessas, a LucasArts participa da indústria de videogames, onde é muito bem situada.

O estúdio de animação Pixar, foi fundado como uma sub-divisão do departamento de computação da Lucasfilm. A tecnologia desenvolvida pela Pixar, revolucionou o campo de efeitos especiais a partir do filme O Jovem Sherlock Holmes (Young Sherlock Holmes - 1986), produzido por Steven Spielberg, que exibe a primeira sequência animada por computação gráfica do cinema.

Após deixar a Apple em 1986, Steve Jobs comprou a Pixar por US$ 5 milhões. Após vinte anos e vários sucessos, em 2004, a Disney assumiu a Pixar, pagando US$ 7 bilhões.

Lucas também teve forte influência no desenvolvimento de modernas ferramentas para pós-produção, como o Avid Film & Video Editor e o Digidesign Pro Tools, programa para edição e mixagem de áudio.


O roteiro leva a assinatura de Lawrence Kasdan, que também roteirizou Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of The Lost Ark), primeiro filme da série Indiana Jones, produzida por Lucas e dirigida por Steven Spielberg.

Após ficar famoso como roteirista, Kasdan passou a dirigir e produzir seus próprios filmes. Os dois primeiros - Corpos Ardentes (Body Heat - 1981) e O Reencontro (The Big Chill - 1983), tiveram sucesso imediato, assim como O Guarda-Costas (The Bodyguard - 1992).O roteiro de Kasdan levou Star Wars a um nível mais dramático, sem um "happy end" para nossos heróis. Nesse episódio, somos apresentados a quatro novos personagens:

À essa altura, a estrutura de produção da Lucasfilm encontrava-se bastante desenvolvida, financeira e tecnológicamente, com sólidas condições para realizar um filme visualmente superior ao anterior.

A pesar de ser um capítulo intermediário da saga (e sem final feliz), O Império Contra-Ataca tornou-se a maior bilheteria de 1980, e até hoje, é considerado pelos fãs como um dos melhores episódios da série.


Neste último capítulo, testemunhamos o confronto final entre Luke Skywalker, agora um Cavaleiro Jedi, e Darth Vader, encerrando o regime do Império Galático, trazendo ao fim o conflito e restaurando a paz na galáxia.

O confronto final entre Skywalker e Vader no Episódio VI deixa a desejar. Os fracos e melodramáticos diálogos atrapalham o rítmo do combate. Além disso, a edição lenta entre as ações simultâneas da batalha estelar e na Lua de Endor, também contribuem para o lento desenrolar da ação.A coreografia da luta é mal executada por Mark Hamill e David Prowse, apesar do entrosamento da dupla durante o duelo anterior no Episódio V.

Ainda assim, a cena não deixa de ter força própria pois, trata-se do longamente aguardado confronto final entre os personagens, diante do sinistro Imperador, que até então, teve pouca participação na série.


Caçadores da Arca Perdida foi a maior bilheteria de 1981, e até hoje, ocupa o posto de um dos filmes mais lucrativos de todos os tempos. Teve nove indicações ao Oscar (incluindo Melhor Filme), e venceu cinco: direção de arte, edição, som, edição de som e efeitos especiais.

Seu enorme sucesso assegurou a continuação da série, gerou livros, história em quadrinhos, jogos e a série de TV, O Jovem Indiana Jones (The Young Indiana Jones Chronicles), que revela fatos sobre a juventude do personagem.

Nessa aventura, Indy conta com a ajuda do parceiro-mirín, "Short Round" (Jonathan Ke Quan), junto com a afetada cantora de cabaré, Willie Scott (Kate Capshaw, que após o filme, tornou-se esposa de Spielberg).

A história escrita por Lucas começa com uma sequência onde o jovem Indiana Jones (River Phoenix) tenta impedir o roubo de um artefato histórico.Anos depois, Indiana Jones volta a enfrentar os nazistas que sequestraram seu pai com a intenção de se apoderar do Cálice Sagrado e seus poderes.

Maior bilheteria de 1989, Indiana Jones e a Última Cruzada encerra a trilogia. Mas a parceria de George Lucas com Steven Spielberg seria retomada dezenove anos depois, com mais uma aventura do arqueólogo aventureiro.


Willow estreou no Festival de Cannes de 1988 e teve um grande lançamento nos cinemas americanos. Mas a reação do público e da crítica foi indiferente. Lucas ficou decepcionado com a repercussão do filme que faturou "apenas" US$ 57 milhões. Sua expectativa era que Willow gerasse um impacto semelhante a E.T. - O Extra-Terrestre, mas o filme teve que competir com "blockbusters" do verão americano como Quero Ser Grande (Big) e Rambo III.

Seu sonho durou exatamente a fabricação de 50 unidades do Tucker, levando-o à falência. Mas seu legado está registrado na história automotiva. Assim como o carro, o filme também amargou o fracasso, faturando apenas US$ 19 milhões enquanto seu custo foi de US$ 24 milhões.

Em 1999, George Lucas retoma a mais famosa saga de todos os tempos, iniciando uma nova trilogia com os Episódios I, II e III que narram os eventos anteriores à trilogia passada.

Star Wars, Episódio I - A Ameaça Fantasma (Episode I - The Phantom Menace), dá início à história de Anakin Skywalker, o menino que, segundo uma lenda Jedi, seria "O Escolhido", aquele que destruiría os Siths e traria equilíbrio à Força. Mas a profecia não se realiza e, comrrompido, o menino Anakin virá a se tornar o Lorde Sith, Darth Vader.

Neste episódio, somos apresentados aos personagens que farão parte da nova trilogia:George Lucas começou a escrever a nova trilogia em novembro de 1994, adaptando o argumento original de 1976, usado como guia para delinear os personagens e os eventos que precedem a trilogia anterior.

Originalmente, o título seria "The Beginning" (O Começo), mas foi mudado para A Ameaça Fantasma numa alusão à verdadeira natureza dos personagens de Skywalker e do Senador Palpitine, que viriam a se tornar, respectivamente, Darth Vader e o Lorde Sith, Darth Sidious.

O filme foi práticamente, todo rodado em estúdios com a utilização de fundo azul, para a posterior inserção digital dos cenários criados em computação gráfica.

As únicas cenas rodadas externamente, tiveram como locação o deserto da Tunísia (onde foram filmadas as cenas do planeta Tatooine deste filme e do primeiro, em 1977) e o Palácio Caserta, na Itália, que serviu de cenário para as alas majestosas do Castelo Imperial de Naboo.

A tecnologia digital desenvolvida nos últimos 22 anos pela IL&M, possibilitou a Lucas, levar às telas sequências visualmente deslumbrantes, como a corrida de "pods", uma versão sci-fi da corrida de bigas do épico, Ben-Hur.

Na nova trilogia, os duelos de sabre de luz chegam ao ápice.
Lucas dá maior ênfase aos poderes de um Cavaleiro Jedi ao empunhar sua arma, pois os novos filmes se passam na época áurea dos Jedi, quando suas habilidades com a espada-laser em combate, são impecáveis.

No Episódio I, o Mestre Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor), enfrentam o poderoso Sith, Darth Maul (interpretado por Ray Parks, profissionalmente, um mestre das artes marciais que contribuiu muito para o realismo das coreografias).Darth Maul enfrenta a dupla de Jedis com um Sabre-de-luz duplo, demonstrando uma grande superioridade.

Neste duelo, fica clara a característica Jedi de evitar o medo e não se deixar levar pela raiva. A postura do mestre e seu aprendiz é totalmente concentrada, despregada de emoções e focada no combate, enquanto que seu oponente demonstra arrogância e ódio por seus rivais.
A trilha-sonora do duelo composta por John Williams, tornou-se o tema musical da nova trilogia.

Com o título Duel of the Fates (Duelo dos Destinos), a música conta com a participação do coral London Voices, que dá um clima épico, quase religioso à cena, enaltecendo os cenários onde se passa o duelo.Star Wars, Episódio I - A Ameaça Fantasma, foi a maior bilheteria de 1999, e após faturar US$ 924 milhões mundialmente, tornou-se o nono filme mais lucrativo da história do cinema até hoje.

Star Wars, Episódio II - O Ataque dos Clones (Episode II - Attack of The Clones - 2002), passa-se dez anos após os eventos do Episódio I, quando a galáxia encontra-se à beira de uma guerra civil.

O Episódio II, destaca-se como mais uma revolução de Lucas por ser o primeiro filme inteiramente rodado no Sistema de Alta Definição Digital. Apesar disso, e diferente de seus antecessores, foi o único episódio da série que não ocupou o posto de maior bilheteria do ano, derrotado por filmes como Homem-Aranha e O Senhor dos Anéis.

Neste episódio, destacam-se os seguintes personagens:

Também conhecemos a origem do exército de clones gerados para servir a República no conflito conhecido como as Guerras Clônicas. Genéticamente manipulados, os soldados se converterão na Tropa de Choque do Império Galático.

No clímax do Episódio II, Obi-Wan e Anakin enfrentam juntos o poderoso Conde Dooku (Christopher Lee), ex-Mestre Jedi que revela-se como o Lorde Sith, Tyrannus.

Christopher Lee empunha elegantemente seu Sabre-de-luz de cor vermelha e cabo desenhado em curvas, diferente de todos os outros sabres já vistos. O cenário de sombras absorve seu traje negro e destaca as luzes das espadas, dando um colorido especial ao duelo.

Após derrotar Obi-Wan, Tyrannus enfrenta Anakin, que luta com duas espadas contra a habilidade superior do Lorde Sith. Novamente, sob pouca luz, os sabres se sobressaem, mais vibrantes e coloridos, delineando os movimentos.

Para reforçar a relativa "fraca" performance do filme nas bilheterias, O Ataque dos Clones foi remasterizado digitalmente e convertido para o sistema IMAX, para exibição nas mega-salas do sistema de projeção em telas com dimensões de 22 metros de largura por 16 metros de altura.



Star Wars, Episódio III: A Vingança dos Sith (Episode III: Revenge of the Sith - 2005), passa-se três anos após o início das Guerras Clônicas e narra o drama de Anakin Skywalker ao finalmente sucumbir ao lado obscuro da Força, transformando-se no sinistro vilão, Darth Vader.
Além de mostrar a desgraça de Anakin, neste capítulo vemos o fim da Ordem Jedi e o surgimento do Império Galático, governado pelos Siths.
A tecnologia de Alta Definição criada para o filme, permitia a Lucas, enviar o material filmado para os editores no mesmo dia. Este processo levaria pelo menos, 24 hrs. se filmado em película. Diáriamente, o material filmado era enviado a editores do Skywalker Ranch, na Califórnia, e à outra unidade, em locação na Austrália.

A pós-produção também foi revolucionária, ao criar efeitos especiais assimilando diversos formatos, como modelos em miniatura, computação gráfica e estruturas mecânicas.

Este complexo modelo de fusão de tecnologias, fez com que a finalização do filme levasse dois anos para se completar. A Vingança dos Sith tem 2.151 tomadas com aplicação de efeitos especiais. Um recorde mundial.

Desde o grande sucesso de Guerra nas Estrelas em 1977, a única coisa que Lucas revelou sobre como Vader ficou confinado à sua negra armadura, foi que ele teria sido gravamente ferido durante um duelo com Obi-Wan Kenobi. Os detalhes sobre o que aconteceu a Vader nesse duelo, nunca tinham sido revelados, deixando milhões de fãs em suspense por quase 28 anos.

O impressionante duelo entre Obi-Wan e Anakin no planeta vulcânico Mustafar, foi uma cena exaustivamente trabalhada por 910 artistas que levavam em média, 70 mil horas para produzir 49 segundos de material digitalmente tratado.

Ampliando o universo de Star Wars, Lucas produziu A Guerra dos Clones (The Clone Wars, 2008), primeiro longa-metragem animado em computação gráfica da franquia.

O período das Guerras Clônicas situa-se entre o Episódio II (O Ataque dos Clones) e o Episódio III (A Vingança dos Sith), quando os Jedi lideram exército de clones da República contra as Forças Separatistas comandadas pelo Conde Dooku, que visa o domínio da galáxia pelos Sith.
O longa-metragem deu origem à uma nova série para TV.

Star Wars firmou-se como um marco na história do cinema.
Além de conquistar milhões de fãs no mundo inteiro, a saga é reverenciada por ter influênciado diretamente a carreira de grandes cineastas americanos.Após o impacto de Star Wars, Steven Spielberg assimilou a magia extra-terrestre em Contatos Imediatos do Terceiro Grau. Ridley Scott adotou a concepção visual futurista em Alien. James Cameron inspirou-se em Darth Vader na criação de seu Exterminador do Futuro, e Peter Jackson filmou sua própria trilogia adaptando o clássico, O Senhor dos Anéis.

Estes e muitos outros, revelaram-se discípulos de Lucas após terem sido encantados por seu mágico universo.

Maior cineasta independente de todos os tempos, além de genial e revolucionário, George Lucas também é um habilidoso homem de negócios. Segundo a revista Forbes, sua fotuna pessoal ultrapassa US$ 3,5 bilhões, e ao longo dos últimos 30 anos, sua franquia Star Wars gerou um fantástico lucro estimado em mais de US$ 20 bilhões.

Mais dois anos se passaram até a aprovação do roteiro, e finalmente, a produção decolou.

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, 2008) situa-se em 1957 (19 anos após a Última Cruzada) e segue a linha dos filmes "B" sci-fi da década. Nessa época marcada pela Guerra Fria, os russos tornaram-se os vilões da história, substituindo os nazistas dos filmes anteriores. Na primeira cena, Indiana enfrenta um grupo de espiões russos liderados pela coronel Irina "donzela-de-ferro" Spalko (Cate Blanchett).
A ação se passa num hangar da misteriosa base militar conhecida como "Área 51", no deserto de Nevada. Em poder dos russos, Indiana é obrigado a encontrar um caixão magnético que, supostamente, conteria o corpo de um extra-terrestre encontrado dez antes em Roswell, Novo México (notória conspiração alienígena dos anos 50).Curiosamente, a sequência faz uma referência ao primeiro filme da série ao revelar que este, é o mesmo depósito onde a Arca da Aliança permanece estocada há anos.
A produção optou utilizar mais efeitos práticos e dublês, reduzindo a estética virtual da computação gráfica. Contudo, 450 tomadas foram finalizadas digitalmente, como a perseguição na selva e a explosão da bomba nuclear.A direção de arte também teve muito trabalho ao criar cenários grandiosos como o interior da pirâmide de Akator.
Após graduar-se na USC (University of Southern California School of Cinematic Arts) e realizar o curta-metragem Electronic Labyrinth: THX 1138 4EB (adaptado em 1970 como THX 1138, seu primeiro longa-metragem, ), em 1968, Lucas recebeu uma bolsa de estudos da Warner Bros. para observar a produção de Finian's Rainbow, dirigido por Coppola, ídolo dos estudantes de cinema da época.

Pela Zoetrope, Coppola produziu os dois primeiros filmes de Lucas: THX 1138 e o sucesso American Graffitti. Juntos, desenvolveram o ambicioso projeto Apocalypse Now, que seria originalmente dirigido por Lucas após Star Wars, mas devido a inúmeros problemas na demorada pré-produção, Lucas abandonou o projeto e encerrou sua parceria com Coppola na American Zoetrope.


Antes de Indiana Jones, Lucas e Ford já eram amigos e parceiros. Em American Graffitti, Ford interpretou o rival de corridas de rachas, e na sequência, foi escalado por Lucas para o papel de Han Solo em Star Wars, personagem que levou Ford ao estrelato mundial.