01/09/2008

RIDLEY SCOTT

O diretor britânico Ridley Scott é famoso por seu detalhado estilo visual. Uma característica adiquirida através de extenso conhecimento em arts design.

Scott estudou na West Hartlepool College of Art, formando-se em 1960 com diploma em design. Na Royal College of Art, em Londres, fez pós-graduação em artes gráficas e contribuiu no desenvolvimento de seu departamento de cinema. Em 1963, como estagiário de cenografia na BBC, trabalhou na série de ficção-científica Out of the Unknown.

Fã do cineasta Stanley Kubrick, Scott fez uma versão em curta-metragem de Glória Feita de Sangue (Paths of Glory, 1957) para ser aceito no programa de treinamento de direção da BBC. Neste período, dirigiu episódios das séries Z-Cars e Adam Adamant Lives!.

Em 1968, montou sua produtora, a RSA (Ridley Scott Associates), onde trabalhou com os futuros grandes cineastas ingleses Alan Parker (Expresso da Meia-Noite) e Hugh Hudson (Carruagens de Fogo). Cinco membros da família Scott trabalham como diretores na RSA. Seus filhos são aclamados diretores de comerciais, e seu irmão, Tony Scott, tornou-se um cineasta com grandes sucessos em sua filmografia, como Ases Indomáveis (Top Gun, 1986).

Conheça a filmografia de TONY SCOTT.

Após anos de trabalho em comerciais para TV inglesa nos anos 70, Scott voltou-se para Hollywood, onde produziu e dirigiu vários sucessos de bilheteria.


Adaptado a partir do livro de Joseph Conrad, Os Duelistas passa-se durante as Guerras Napoleônicas e acompanha dois oficiais franceses (Keith Carradine e Harvey Keitel) que após um desentendimento, tornam-se rivais, duelando pelos quinze anos seguintes.

A autêntica representação histórica dos uniformes Napoleônicos, das técnicas de esgrima, e da conduta militar do início do século XIX, são destaques do filme.

"A filmagem na França foi outro desafio. A época não poderia ser pior, com muita chuva e dias nublados. Mas este clima foi perfeito para a ambientação da história."

Após Os Duelistas, Scott planejava adaptar a ópera Tristão e Isolda, de Wagner. Mas depois de assistir Guerra nas Estrelas (Star Wars, 1977), enxergou o potencial de efeitos visuais em larga escala e aceitou a proposta para dirigir Alien - O Oitavo Passageiro (Alien, 1979), um marco da ficção-científica que lhe deu reconhecimento internacional.

A história já havia sido filmada por John Carpenter (que desenvolveu o roteiro com o autor da história, Dan O'Bannon) na produção "B" de 1974, Dark Star. Nos anos seguintes, a trama foi reciclada por Ronald Shusett, gerando um novo roteiro de O'Bannon que, junto à Brandywine Productions (dos produtores Gordon Carroll, David Giler e Walter Hill), tentaram exaustivamente realizar o projeto em larga escala, até que, finalmente, conseguiram fechar um acordo com a 20th Century Fox, que por sua vez, trouxe Scott para o projeto.Alien conta a história da tripulação da nave comercial Nostromo, um rebocador espacial acoplado à uma gigantesca refinaria de petróleo, viajando pelo espaço profundo, de volta à Terra. No elenco, Tom Skerritt (Capt. Dallas), Sigourney Weaver (Ripley), Veronica Carthwright (Lambert), John Hurt (Kane), Ian Holm (Ash), Harry Dean Stanton (Brett) e Yapphet Kotto (Parker).

Influenciado por renomados artistas de história em quadrinhos como Jean "Moebius" Giraud e Enki Bilal, Scott criou detalhados storyboards que incluíam designs das naves e trajes espaciais. Esses storyboards impressionaram a 20th Century Fox a ponto de dobrar o orçamento do filme.

O talento de Scott como desenhista de produção gerou uma intensa e realista atmosfera visual que permanece moderna até hoje. Mas foi o trabalho do artísta suíço H.R. Giger que deu à Alien seu clima sombrio único. Após conhecer a obra de Giger entitulada Necronom IV, Scott teve a certeza que esta era a representação ideal que buscava para a criatura.

Giger foi então contratado para criar todos os aspectos alienígenas, incluindo a superfície do planetóide, as ruínas da nave, e os quatro estágios do organismo, desde o ovo até a forma humanóide adulta.

Os cenários dos 3 níveis do Nostromo foram construídos em uma única peça, com compartimentos interligados por longos e estreitos corredores, criando uma sensação realista de isolamento e claustrofobia.

Também marcou o início da carreira de Sigourney Weaver, que teve em Ripley, seu primeiro papel de destaque.

Os encontros de Ripley com as criaturas alienígenas tornaram-se a base das três sequências de Alien. Em 1986, James Cameron dirigiu Aliens - O Resgate (Aliens), seguido por Alien 3 (1992), dirigido por David Fincher, e Alien - A Ressurreição (Alien: Resurrection, 1997).


Early in the 21st century, The Tyrell Corporation advanced robot evolution into the Nexus phase - a being identical to a human - known as a replicant.

The Nexus 6 replicants were superior in strength and agility, and at least equal in intelligence, to the genetic engineers who created them. Replicants were used off-world as slave labor, in the hazardous exploration and colonization of other planets.

After a bloody mutiny by a Nexus 6 combat team in an off-world colony, replicants were declared illegal on earth - under penalty of death. Special police squads - Blade Runner Units - had orders to shoot to kill, upon detection, any trespassing replicant.

This was not called execution.

It was called retirement.

Blade Runner - O Caçador de Andróides (Blade Runner, 1982), é uma história de detetive sci-fi noir e mais uma revolução de Ridley Scott. Visualmente deslumbrante, extramente conceitual e apocalíptico, o filme marcou o cinema da década de 80, e ao longo dos anos, tornou-se um cult-classic, influênciando toda uma geração de cineastas.

Em 2019, Los Angeles é uma megalópole infernal, claustrofóbica, super-populosa, devastada pela poluição e pela chuva ácida. Em meio ao caos urbano, Rick Deckard (Harrison Ford), um ex-detetive da unidade Blade Runner - divisão da polícia que persegue os andróides chamados "replicantes", é re-convocado para uma última missão: caçar um perigoso grupo de replicantes Nexus 6, a mais avançada geração de andróides produzida pela Tyrell Corporation.

Usados como mão-de-obra escrava em colônias inter-planetárias, os replicantes são superiores em força, mas por serem emocionalmente instáveis, são produzidos para durar apenas quatro anos. Para extender sua existência, os replicantes procurados por Deckard vieram à Terra em busca de seu criador, Dr. Eldon Tyrell, e barganhar por mais "vida".

Na Tyrell Corporation, Deckard conhece Rachel (Sean Young), assistente de Tyrell, e descobre que na verdade, ela é uma replicante experimental que possui memórias implantadas e acredita ser humana.Baseado no livro Do Androids Dream of Electric Sheep? do notório escritor de sci-fi dos anos 60 Phillip K. Dick, Blade Runner causou interesse sobre a obra do escritor em Hollywood e desde então, vários filmes foram adaptados de seus livros, como O Vingador do Futuro (Total Recall, 1983) e Minority Report - A Nova Lei (Minority Report, 2005).

A concepção visual do filme foi criada por uma equipe de artistas incluindo Syd Mead, famoso ilustrador futurista. O mago dos efeitos visuais, Douglas Trumbull (2001, Contatos Imediatos), fotografou os modelos-miniaturas, criando mais uma vez, efeitos óticos inovadores.

Inicialmente, Scott recusou participar do projeto pois não tinha interesse em dirigir outra ficção-científica, mas reconsiderou após reavaliar o roteiro que, apesar de se passar no futuro, tinha toques claros do estilo detetive noir.



A reputação de Ridley Scott como cineasta de sucesso foi renovada em 1991 com Thelma & Louise.
Susan Sarandon e Geena Davis estrelam este road movie feminista como duas amigas que embarcam numa jornada de auto-conhecimento, amor e amizade enquanto cometem pequenos crimes pelo caminho.

O final do filme foi motivo de discussão entre Scott e o produtor Alan Ladd jr. (com quem o diretor já havia trabalhado em Alien e Blade Runner).


Scott não lançou outro filme nos quatro anos seguintes, e em 1995, junto a seu irmão, Tony, fundou a Scott Free Productions em Los Angeles, que passou a ser a produtora oficial dos irmãos-cineastas.
Tormenta (White Squall, 1996) e Até o Limite da Honra (G.I. Jane, 1997), foram os primeiros projetos do diretor lançados através da Scott Free Productions.


Com uma produção grandiosa, Gladiador foi parcialmente rodado no Marrocos, onde parte de uma réplica do Coliseu Romano em escala original foi erguida para as intensas cenas de combate. O restante do cenário do Coliseu foi complementado através de computação gráfica.


Hannibal teve um orçamento de US$ 80 milhões, e só nas duas primeiras semanas nos cinemas americanos, teve um faturamento acima de US$ 100 milhões.

Scott: "As cenas de combate do filme eram bem complexas, às vezes com mais de 100 composições por dia, mas foram realizadas com extrema rapidez. Em algumas cenas, cheguei a utilizar 11 cameras e descobri que os atores adoraram este rítmo intenso. Cenas de ação com muitas marcações, geralmente exigem muito ensaio e pelo menos 30 tomadas, mas grande parte das sequências de combate de Black Hawk foram feitas em apenas uma."



Descontente com a versão lançada nos cinemas - que foi muito influênciada pela opinião da platéia em exibições-teste, Scott remontou o filme lançando-o com sucesso na versão Director's Cut em DVD.

Perguntado se era contra exibições-teste, Scott declarou: "Depende de quem está no comando. Quando se tem um lunático na direção, então os testes são necessários. Mas um bom diretor tem experiência bastante para julgar o que considera ser a versão correta a ser lançada."

Neste filme-família, Crowe é Max Skinner, um operador do mercado de ações londrino que, quando garoto, passava as férias com seu tio Henry (Albert Finney) em Provence, França. Nessa época, aprendeu a valorizar as coisas boas da vida enquanto trabalhava nos vinhedos da fazenda. Crescido, Max torna-se um executivo "workaholic", realizando negócios milionários que beiram a legalidade.

Após a morte do tio, Max herda a fazenda e retorna à Provence com a intenção de vender a propriedade, mas no processo, resgata emoções passadas e reavalia a vida.

O filme foi rodado em várias locações na França como Vaucluse e Avignon. Scott e Mayle (autor do livro) trabalharam juntos em publicidade nos anos 70, e atualmente, ambos são proprietários de vinhedos na região de Luberon, em Provence.

Um Bom Ano faturou US$ 42 milhões mundialmente. Pouco mais do que seu orçamento de US$ 35 milhões. No entanto, seu DVD foi um sucesso de vendas, adicionando mais US$ 7 milhões ao seu retorno comercial.

Lucas era negro e independente (adiquiria seu produto diretamente da fonte, no Camboja), por isso, era odiado pelos italianos do crime organizado e pela polícia corrupta.

No fim da saga, quem o derrubou foi o detetive Richie Roberts (Russell Crowe), um policial honesto que por anos, investigou Lucas, e junto com ele, prendeu muitos policiais corruptos que tinham participação no tráfico de drogas.
Durante as filmagens em Nova York, os verdadeiros Richie Roberts e Frank Lucas participaram como consultores junto ao diretor e seus intérpretes.

Antes de seu lançamento nos cinemas, O Gângster vazou na internet. Isso não prejudicou o sucesso comercial do filme, que faturou US$ 260 milhões mundialmente. Mais do que o dobro de seu orçamento original de US$ 100 milhões.

O thriller de espionagem, Rede de Mentiras (Body of Lies, 2008), aborda a temática da guerra americana ao terrorismo e sua influência sobre a atual conjuntura do Oriente Médio.

Nesse cenário, três homens enfrentam uma organização terrorista num jogo onde a confiança é um risco, e ao mesmo tempo, um fator necessário para sobreviver.Leonardo DiCaprio é Roger Ferris, agente do serviço secreto americano enviado à Jordânia por Ed Hoffman (Russell Crowe), um inescrupuloso diretor da CIA que, através de satélites e celulares, manipula Ferris e o diretor do Serviço de Inteligência Jordâniano, Hani Salaam (Mark Strong).


Em 2010, Scott e Russell Crowe se reúnem pela quinta vez em uma nova versão da lenda heróica de Robin Hood.

O projeto nasceu em 2007, quando a Universal Studios ofereceu a Scott um roteiro entitulado Nottingham, que centralizava o personagem do Xerife de Nottingham, enfocando-o heróicamente. O roteiro não agradou o diretor e durante um ano, foi re-escrito diversas vezes.

Muitas versões depois, tornou-se uma história original, agora centrada em Robin Hood, incluindo um período em que o personagem atuou como xerife, antes de se transformar no famoso ladrão da Floresta de Sherwood.
Assim, Scott adicionoa um novo aspecto à história, mas permanece fiel à lenda tradicional

Segundo Scott, trabalhar com Russell Crowe é sempre um desafio - no bom sentido: "Nossas discussões são constantes, mas construtivas. Desde o estágio inicial da produção, quando acho que temos um bom roteiro, invariávelmente, Russell discorda, achando que o roteiro é ruim. Então, sentamos e analisamos o roteiro passo-a-passo. Ao longo deste processo, suas observações mostram-se pertinentes e no fim, sempre chegamos a um acordo. Já durante as filmagens, após 2 ou 3 tomadas, Russell olha para mim e consegue enxergar quando estou satisfeito. Mesmo assim ele pergunta, "mais uma?", e eu respondo "vai em frente". Como diretor, sempre tento dosar o meu ego para que o ego dos atores funcione em harmonia. Este nível de parceria entre ator e diretor é raro."

Ridley Scott teve 3 indicações ao Oscar de direção (Thelma & Louise, Gladiador e Falcão Negro em Perigo), mas como outros grandes cineastas, ainda não foi reconhecido pela Academia de Artes e Ciências de Hollywood.

Apesar disso, sua linguagem visual influenciou gerações de cineastas. Muitos, simplesmente copiaram seu estilo.

Em 2003, recebeu o título de Sir Ridley Scott.

a