01/09/2008

TIM BURTON

Segundo o diretor Timothy William Burton, sua infância foi peculiar, imaginativa, e perdida em seus próprios pensamentos. Fugia da realidade do cotidiano lendo livros de Edgar Allan Poe e assistindo a filmes de terror "B" (criativos, mas com baixo-orçamento).

Esse aspecto reflete-se em seu trabalho estiloso, composto de uma narrativa visual que transita livremente entre a fantasia e o sombrio. Grande parte de sua filmografia resgata temas iconoclastas da cultura pop do século passado.


Entre as muitas parcerias que Tim Burton formou ao longo dos anos, destacam-se sete colaborações com o ator Johnny Depp, seis com a atriz - e esposa - Helena Boham Carter, e três com Michael Keaton.
A Oscarizada figurinista, Colleen Atwood (Chicago, 2002 e Memórias de uma Geisha, 2006), participou de nove projetos com Burton.

Em 1982, Burton realizou Vincent, seu primeiro curta-metragem de animação. Feito no estilo stop-motion em preto-e-branco, Vincent baseia-se num poema escrito pelo próprio Burton sobre um menino que fantasiava ser Vincent Price, seu ídolo - e de Burton. A narração do filme foi feita pelo próprio Vincent Price.

À seguir, veio Hansel & Gretel, uma adaptação do conto dos irmãos Grimm em estilo mangá japonês, feito em película convencional, e exibido na televisão pelo Disney Channel durante o Halloween de 1983.

No ano seguinte, Burton realizou mais um curta-metragem: Frankenweenie (1984) foi estrelado por Shelley Duvall, que nessa época, foi de grande ajuda à carreira do diretor.



A combinação de seu gosto pelo horror e sua habilidade para a comédia foram a base para Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice, 1988).


O carisma de Jack Nicholson como o Coringa, ofuscou o Batman interpretado por Michael Keaton. Perfeito para o papel, Nicholson foi melhor ainda ao negociar seu pagamento. Ao invés de definir um valor, preferiu receber uma porcentagem da bilheteria. Como o filme rendeu milhões, Nicholson embolsou uma fortuna.

Situado na "suburbia" (bairro afastado onde todas as casas são idênticas), o filme tem muitos elementos autobiográficos da infância de Burton nos subúrbios de Burbank, Califórnia. Segundo o diretor, este cenário ilustrava perfeitamente os sentimentos de Edward em sua viagem desde o isolamento até o auto-conhecimento.

Edward Mãos-de-Tesoura também faz referência ao clássico tema de A Bela e a Fera, adicionando expressionismo alemão e arquétipos góticos.

Assim, Tim Burton e Michael Keaton voltaram à Gotham City em Batman: O Retorno (Batman Returns, 1992). Dessa vez, o Homem-Morcego enfrenta os vilões, Pinguim (Danny DeVitto) e a sensual Mulher-Gato (Michelle Pfeifer).

Além desses, Christopher Walken interpreta o sinistro empresário Max Schreck (nome do ator que imortalizou o Conde Orlok, vampiro do clássico de terror expressionista alemão, Nosferatu, dirigido por F.W. Murnau em 1922).


Martin Landau destacou-se ao interpretar o ator Bega Lugosi (famoso como Drácula nos anos 30) de forma pitoresca em sua fase decadente, esquecido e viciado em heroína. Seu trabalho foi premiado com Oscar de ator co-adjuvante.

O elenco é composto por grandes estrelas em pequenos papéis, como Jack Nicholson (que faz dois personagens), Glenn Close, Annette Bening, Danny DeVito, Pierce Brosnan, e Sarah Jessica Parker, entre outros.

Em seu lançamento, Marte Ataca! recebeu críticas negativas e apenas empatou seu orçamento, decepcionando os realizadores que tinham grandes espectativas para o filme.

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Sleepy Hollow, 1999), relembra o terror da lendária produtora inglesa, Hammer Films. A ambientação sobrenatural, os cenários sombrios e originais, a música de Danny Elfman, e o grande elenco, fazem do filme, um clássico do estilo Burton.

Christina Ricci, Miranda Richardson e Christopher Walken, também participam do grande elenco.

Produzido por Francis Ford Coppola, Sleepy Hollow é encantador e visualmente deslumbrante. Foi premiado com o Oscar de direção de arte e, entre outros, indicado nas categorias de fotografia e figurino.

Planeta dos Macacos decepcionou os fãs e recebeu críticas negativas, mas por outro lado, correspondeu às expectativas comerciais dos realizadores.
Inicialmente, Peixe Grande seria dirigido por Steven Spielberg, mas devido a problemas de cronograma, o produtor Richard D. Zanuck convocou Burton para assumir o projeto. O tema da reconciliação entre um pai moribundo e seu filho, teve forte influência sobre o diretor que perdera os pais alguns meses antes de iniciar a produção.

A inspiração para o Willy Wonka de Burton e Depp, veio dos exageros dos estilos publicados na revista Vogue, e de apresentadores de programas de TV infantis que marcaram a infância da dupla com seus trejeitos malucos.

Dirigido ao público infantil, o filme fez sucesso com a criançada, mas os adultos que se encantaram com a versão original, questinaram os maneirismos de Depp em sua caracterização de Willy Wonka.

O projeto foi especialmente concebido para sua esposa, a atriz Helena Boham Carter, que junto a Johnny Depp, dublaram os protagonistas, Victor e Emily.

Sweeney Todd foi muito bem recebido pelos críticos e recebeu várias indicações a prêmios, vencendo, entre outros, o Oscar de direção de arte.

Produzido pelo lendário Richard D. Zanuck, essa versão moderna situa a ação 13 anos após a fantástica aventura de Alice (agora com 19 anos de idade).O elenco é encabeçado por Mia Wasikowska como Alice, a garota que não se encaixa nos padrões da sociedade Vitoriana. Também se destacam Johnny Depp (Chapeleiro Louco), Helena Bonham Carter (Rainha Vermelha), e Anne Hathaway (Rainha Branca), entre outros.

Seguindo a atual tendência revolucionária tecnológica, o filme apresenta-se nas versões Disney Digital 3D e IMAX 3D, além de película tradicional.