01/09/2008

QUENTIN TARANTINO

O cineasta Quentin Jerome Tarantino é o mais famoso entre os jovens diretores por trás da revolução do cinema independente dos anos 90. Sua obra se destaca pelos elaborados diálogos afiados, roteiros não-lineares com cronologia fragmentada, violência expressa de forma gráfica e constantes referências da cultura pop.

Entusiasta do cinema, Tarantino é um grande conhecedor de filmes, sejam eles populares, artísticos, obscuros ou estrangeiros. É declaradamente fã de filmes de ação chineses, westerns, terror italiano e nouvelle vague. Sua paixão por estes segmentos se reflete em sua filmografia.

Tarantino resume tudo isso dizendo "Eu nunca frequentei escola de cinema. Eu frequentei o cinema".

Enquanto fazia o curso de direção no Sundance Institute, dedicou-se a escrever roteiros. Dois deles foram filmados por cineastas conceituados, tirando Tarantino do anonimato:

Curiosamente, os roteiros de Tarantino incluem "crossovers", ou seja, situam-se num universo paralelo onde os personagens possuem elos entre si.

Por exemplo: Vincent Vega (John Travolta) de Pulp Fiction, tem um irmão, Vic Vega (Michael Madsen) em Cães de Aluguel. O agente do FBI Ray Nicolette (Michael Keaton) de Jackie Brown também aparece em Irresistível Paixão (Out of Sight, 1998) que não é dirigido por Tarantino, mas ambos são baseados em livros do escritor Elmore Leonard.

Além disso, existe uma teoria a respeito do personagem Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) de Pulp Fiction que também pode ser Rufus, de Kill Bill Vol.2 (novamente, Samuel L. Jackson), com outro nome, vivendo uma nova vida em El Paso, Mexico.

Durante uma festa em Hollywood, Tarantino conheceu o produtor Lawrence Bender que, impressionado por seus roteiros, o incentivou a escrever e dirigir um filme.

O assalto torna-se um violento desastre que só pode ser explicado pela presença de um policial infiltrado no grupo. Mas como ninguém se conhece, todos são suspeitos. Curiosamente, o filme não mostra o assalto, focando a história nos fatos que o antecedem e suas consequências.

Cães de Aluguel se destacou no Sundance Film Festival de 1992, sendo aclamado como o "melhor filme independente já realizado". Inspirou e motivou produções independentes e é considerado como um marco neste segmento.

Após o sucesso de Cães de Aluguel, Tarantino recebeu várias propostas para dirigir projetos hollywoodianos, incluindo Velocidade Máxima e Homens de Preto. Óbviamente, ele recusou estes trabalhos por não se identificar pelos temas e por uma preocupação em preservar sua independência criativa do esquema opressor dos estúdios. Em Amsterdam, trabalhou no roteiro de seu projeto seguinte.

Pulp Fiction - Tempo de Violência (Pulp Fiction, 1994) é um filme-homenagem aos livros de bolso publicados nos anos 60, recheado de diálogos e monólogos que expressam o senso de humor (negro) dos personagens e sua filosofia de vida. Muitos o consideram um cult neo-noir.

Antes da abertura, um texto reproduz a definição da palavra "pulp" encontrada no American Heritage Dictionary:Traduzindo: "pulp" (em português: polpa) é uma disforme massa suave e úmida, mas na cultura americana, também denomina um tipo de publicação (revista ou livro) de conteúdo obscuro, impresso em baixa qualidade.

Tarantino aproveitou o talento do ator para dança numa cena memorável com Uma Thurman. A dupla viria a repetir a dose onze anos depois, no filme Be Cool (2005), sequência de O Nome do Jogo (Get Shorty, 2003).Foi Tarantino quem convenceu Travolta a interpretar o agiota Chilli Palmer em O Nome do Jogo, argumentando que o filme era baseado em livro de Elmore Leonard.

A primeira exibição de Pulp Fiction foi no Festival de Cannes de 1994 numa sessão à meia-noite. Vencedor da Palma de Ouro, o filme foi a sensação do festival, gerando uma enorme publicidade que alavancou seu lançamento.

O elenco também inclui Samuel L. Jackson, Robert De Niro, Michael Keaton e Bridget Fonda.
A trama gira em torno de Jackie Brown (Grier), uma comissária de bordo que também trabalha para o traficante de armas Ordell Robbie (Jackson), trazendo seu dinheiro do México para os Estados Unidos. Mas após o esquema ser descoberto pelo agente do FBI Ray Nicolette (Keaton), Jackie entra num acordo para se livrar da prisão, e com a ajuda do agente de fianças Max Cherry (Forster), acaba dando a volta em todos os envolvidos.


Uma Thurman retorna como Beatrix Kiddo, também conhecida como "A Noiva" (The Bride) ou ainda, "Black Mamba" (uma serpente extremamente venenosa) em busca de vingança contra seus ex-parceiros do Deadly Viper Assassination Squad, que liderados por Bill (David Carradine - que não aparece no filme. Apenas sua voz é ouvida), fizeram um massacre durante seu casamento deixando-a em coma nos quatro anos seguintes.

Tarantino mostra a origem de O-Ren Ishii numa sequência em animação estilo anime, falada em japonês, com rítmo e enquadramentos típicos dos mangás (quadrinhos japoneses). Tudo com muita violência, é claro.



A cena de Tarantino faz parte do segmento The Big Fat Kill, onde Jackie Boy (Benício Del Toro) e sua gangue perseguem uma das prostitutas de Old Town.

Planeta Terror (Planet Terror - dirigido por Rodriguez) e À Prova de Morte (Death Proof - dirigido por Tarantino). Ambos são homenagens aos filmes de horror dos anos 70, com linguagem "trash", atores canastrões, defeitos de projeção, traillers de atrações do gênero e muito sangue.
Planeta Terror e À Prova de Morte foram lançados nos Estados Unidos como uma sessão dupla sob o nome de Grindhouse, mantendo o conceito original dos cinemas "pulgueiros". Internacionalmente, os filmes foram lançados separadamente e com versões ampliadas.

Segundo Tarantino, a pesar de ser um filme de guerra, Bastardos Inglórios apresenta elementos de western spaghetti com referências a seu sub-gênero, o macaroni-combat - filmes de guerra-B dos anos 70 - diferenciando-se pelo estilo narrativo do roteiro, repleto com os característicos diálogos envolventes criados por Tarantino, como o discursso do tenente Aldo Raine (Pitt), a cena do porão de bar e o elaborado monólogo recitado pelo coronel da SS, Hans Landa, magistralmente interpretado pelo austríaco, Christoph Waltz, a quem Tarantino credita o sucesso do filme, declarando que seu maior temor era não conseguir transpôr o personagem do roteiro para o filme.

O elenco também inclui pontas ilustres, como o veterano Rod Taylor que aparece como Winston Churchill, Mike Myers como um oficial britânico, Samuel L. Jackson narra algumas sequências e Harvey Keitel faz a voz do oficial comandante do tenente Aldo Raine no rádio.

Como sempre, Tarantino utiliza música para apoiar a narrativa da história. Como Bastardos Inglórios tem um tom western spaghetti, a música incidental segue o estilo dos compositores do gênero como Ennio Morricone, famoso pela música dos westerns de Sergio Leoni.

No país, é proibida a exposição pública de iconografia Nazista. Assim, todas as swastikas presentes nas artes publicitárias tiveram que ser removidas, como no sangrento pôster do bastão de baseball com capacete Nazista que teve o símbolo substituído por um buraco de bala.


Como ator, Tarantino assumiu vários papéis em seus filmes, assim como em outras produções. Em My Best Friend's Birthday, seu primeiro filme, interpretou Clarence. Entre outros personagens, destacam-se Mr. Brown de Cães de Aluguel, Jimmie Dimmick de Pulp Fiction, o marginal de A Balada do Pistoleiro, Chester de Grande Hotel e talvez o mais famoso, Richard Gecko, irmão de George Clooney em Um Drink no Inferno (From Dusk Till Dawn, 1996).