01/09/2008

STANLEY KUBRICK

Stanley Kubrick (julho, 1928 - março, 1999) foi um dos mais influêntes cineastas da história do cinema, dono de uma aclamada e, muitas vezes, controversa filmografia.

Kubrick era reconhecido por sua singular escolha de temas e pela variedade de gêneros que abordava. Seu lento e perfeccionista método de trabalho e sua extrema preservação de sua vida profissional e pessoal, tornaram-se características notórias do diretor.

Em 1946, estagiou como fotógrafo na revista Look. Neste período, Kubrick frequentava exibições de filmes experimentais no Museu de Arte Moderna de Nova York, onde conheceu o trabalho do diretor Max Ophuls, que apresentava movimentos de camera que mais tarde, influenciaram seu estilo visual.

O primeiro média-metragem de Kubrick chamou-se Fear And Desire (1953 - sem título em português), sobre um grupo de soldados que fica preso atrás das linhas inimigas numa guerra fictícia. Kubrick e sua esposa na época, Toba Metz, eram os únicos na equipe do filme que teve boas críticas, mas não deu retorno financeiro.Anos depois, Kubrick confessou ter vergonha deste trabalho, classificando-o como um "empreendimento amadorístico". Fez tudo que pôde para mantê-lo fora de circulação, recusando permissões para qualquer tipo de exibição, incluindo retrospectivas. Uma cópia sobreviveu no acervo de um colecionador e foi lançada em vídeo VHS e DVD.

O Grande Golpe (The Killing, 1956) é o primeiro longa-metragem de Kubrick, produzido e filmado com elenco e equipe profissional. Baseado num conto chamado Clean Break, o filme narra o assalto a um hipódromo que fracassa.


Glória Feita de Sangue foi aclamado por sua fotografia em preto-e-branco que captou de forma inédita, as elaboradas cenas de combate planejadas pelo diretor. O filme não teve um significativo sucesso comercial, mas foi amplamente aclamado pela crítica e admirado pela indústria cinematográfica, estabelecendo Kubrick como cineasta.


Enquanto desenvolvia vários roteiros que não chegaram a ser produzidos, Kubrick foi convidado por Kirk Douglas para assumir a direção de seu épico, Spartacus (1960).

Apesar dos problemas no set, o filme foi um sucesso de crítica e bilheteria. Essa conturbada experiência fez Kubrick buscar um método de trabalho que lhe permitisse contar com financiamento de Hollywood e, ao mesmo tempo, manter-se independente de seu sistema de produção.

Kubrick muda-se para a Inglaterra onde morou até o fim da vida. Lá, filmou Lolita (1962), primeira obra marcada pela controvérsia em sua filmografia.

Baseado no notório e "obsceno" livro do novelista russo-americano Vladimir Nabokov, Lolita narra a estranha relação entre o professor Humbert (James Mason), um homem de meia-idade, e sua enteada de 12 anos.

Kubrick convidou o próprio Nabokov para adaptar seu livro às telas. Inicialmente, o escritor apresentou um roteiro de 400 páginas, mais tarde reduzindo-o para 200. A versão final foi escrita por Kubrick e estima-se que apenas 20% do trabalho de Nabokov permaneceu no roteiro.

O filme enfrentou sérias batalhas com a censura antes de seu lançamento. Kubrick tentou amenizar alguns elementos sexuais da história, alterando a idade de Lolita de 12 para 14 anos e omitindo toda referência sobre a ninfomania de Humbert. Mesmo assim, muitas cenas tiveram que ser re-editadas para satisfazer os censores. Como resultado, os aspectos mais "perversos" da história foram reduzidos, dando margem à interpretações da audiência.

Kubrick declarou que "se soubesse que enfrentaria severa intervenção da censura, talvez não tivesse feito o filme".

Seu filme seguinte, Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or: How I Learned To Stop Worrying and Love The Bomb, 1964) tornou-se um clássico cult-movie.

Baseado no livro Red Alert, que descreve uma guerra atômica iniciada acidentalmente, transformou-se numa sinistra e macabra comédia na visão de Kubrick.

A história gira em torno de um ataque nuclear americano à União Soviética, iniciado por um General renegado da Força Aérea, sem nenhuma autorização oficial do governo. A situação fica negra quando os bombardeiros B-52 atingem a posição "Fail-Safe", de onde só retornarão com um código conhecido apenas pelo General.
É aí que conhecemos o Dr. Fantástico (um dos três personagens interpretados por Peter Sellers). Seus planos Nazistas para assegurar a sobrevivência dos mais fortes no caso de um holocausto nuclear, é o ponto alto do humor-negro característico do filme.

Contratado para quatro papéis, Sellers terminou fazendo apenas três, devido a um ferimento na perna e à sua dificuldade em dominar o sotaque texano do quarto personagem, o Major "King" Kong (Slim Pickens), piloto do bombardeiro que consegue chegar ao seu alvo.

Kubrick considerou Sellers maravilhoso, mas lamentou o fato de que a energia maníaca do ator, raramente durava mais do que duas ou três tomadas. Para resolver este problema, Kubrick rodava duas cameras simultâneamente enquanto Sellers improvisava por horas.

Indicado a quatro Oscars (incluindo melhor filme e diretor), Dr. Fantástico mostra-se irreverênte às políticas de guerra americanas, antecipando o movimento pacifista do fim dos anos 60 que explodiu em protestos públicos pelo país alguns anos após o lançamento do filme.

O roteiro foi escrito por Kubrick em parceria com o autor, Arthur C. Clarke, a partir de seu livro, The Sentinel, sobre a descoberta de um artefacto na lua, que supostamente teria sido deixado lá por alienígenas há bilhões de anos atrás.


Segue-se então, a clássica sequência da aproximação de uma nave comercial da extinta Pan-Am em direção à uma estação espacial ao som da valsa Danúbio Azul, de Johann Strauss. A utilização de música clássica ao ivés de uma trilha-sonora original é uma das características do filme. Also Sprach Zarathustra, de Richard Strauss, é utilizada várias vezes, eternizando-se como tema musical do filme.

A inclusão de música incidental não estava nos planos de Kubrick. Ele havia contratado o compositor Alex North para criar uma trilha original, mas durante o processo de edição, decidiu que a trilha que havia construído estava perfeita e resolveu mantê-la na versão final.
A história segue com a descoberta de outro monolito na lua que, ao tocado, emite um sinal em direção a Júpiter. Outro corte abrupto e nos vemos a bordo da Discovery, uma nave tripulada por dois astronautas e uma equipe em hibernação, todos monitorados pelo computador central da nave, chamado HAL 9000. O objetivo da missão: chegar a Júpiter e desvendar o mistério do monolito.

O perfeccionismo de Kubrick encontra-se evidente em 2001. A vida no espaço é mostrada de forma realista, com a noção de leveza resultante da falta de gravidade e o silêncio do vácuo, interrompido apenas pelo som dos equipamentos. Além disso, empresas de manufatura foram consultadas sobre o futuro design de objetos cotidianos.2001: Uma Odisséia no Espaço tornou-se um dos maiores clássicos da ficção-científica, mas seu sucesso não foi imediato. A reação inicial da crítica foi extremamente hostil, atacando a falta de diálogos, o lento rítmo e o enredo enigmático do filme. Ao mesmo tempo, o boca-a-boca promovido pela audiência jovem da contra-cultura dos anos 60 (principalmente sobre a sequência psicodélica da viagem final), alavancaram o sucesso comercial do filme.

Desde seu lançamento em 1968, o filme continua a fascinar a audiência contemporânea. Inúmeras interpretações de seu complexo e ambíguo final ainda são debatidas hoje.

Depois de 2001, Kubrick nunca mais experimentou formas narrativas radicais, apesar de seus filmes seguintes apresentarem algum nível de ambiguidade.Kubrick recebeu indicações ao Oscar de direção, roteiro, e produção, mas venceu apenas por supervisionar os efeitos visuais. Este foi o único Oscar na carreira do cineasta.

Sob o Domínio do Medo (Straw Dogs, dirigido por Sam Peckinpah) e Perseguidor Implacável (Dirty Harry, com Clint Eastwood) também foram lançados em 1971. Junto a Laranja Mecânica, os três filmes geraram um debate feroz na mídia sobre os efeitos sociais da violência no cinema.

Com a controvérsia, Kubrick recebeu ameaças de morte e decidiu encerrar a circulação do filme na Inglaterra, fato que durou até 2000, um ano após a sua morte.

Inicialmente, a intenção de Kubrick era filmar outra obra de Thackeray, A Feira das Vaidades (Vanity Fair), a qual considera ser a obra-prima do escritor. No entanto, julgou ser incapaz de transpôr todo o conteúdo do livro à tela, preferindo adaptar a trama sobre Barry Lyndon.

As opiniões sobre o filme divergem. Seu lento rítmo em mais de três horas de duração, desagradou à grande parte da audiência. Alguns acharam sua narrativa fria e inexpressiva. Mesmo assim, o filme recebeu sete indicações ao Oscar, vencendo quatro (direção de arte, fotografia, figurino e trilha-sonora, adaptada a partir da obra de Schubert e Handel). As outras três indicações, diziam respeito a Kubrick (filme, direção e roteiro adaptado).

Apesar de ser a obra mais premiada do diretor, Barry Lyndon não teve sucesso comercial nos Estados Unidos, alcançando uma audiência maior na Europa, principalmente na França.


Filmado quase inteiramente em estúdios para retratar a opressão claustrofóbica do hotel, O Iluminado marcou o início da era do Steady-Cam. Invenção recente na época, a camera tem seu peso balanceado por um suporte que permite movimentos suaves em espaços apertados.

O Iluminado estreiou com críticas negativas, mas mostrou-se comercialmente rentável. Nos anos seguintes, atingiu o status de cult-movie para os fãs do gênero. Algumas cenas - como a do elevador liberando uma onda de sangue - entraram para história do cinema de horror.


Sete anos se passaram até o lançamento de Nascido Para Matar (Full Metal Jacket, 1987). Kubrick disse que se interessou pela história porque "ela não é contra ou a favor da guerra e não tem posicionamento moral ou político. Ela apenas mostra a situação do jeito que ela é."
A primeira parte do filme se passa no Setor de Recrutas da Base dos Fuzileiros de Parris Island, Carolina do Sul, 1967. Sob o comando do Sargento Instrutor Hartman (R. Lee Ermey), os aspirantes Joker (Matthew Modine), Evans (Arliss Howard) e Lawrence (Vincent D'Onofrio), atravessam o treinamento básico que fará com que deixem de ser "vermes desprezíveis" e os transformará em Fuzileiros Matadores.

A impressionante performance de R. Lee Ermey como o Sargento Hartman, é resultado de seu passado como um verdadeiro Sargento Instrutor, profissão que exerceu por anos antes de ingressar no cinema como consultor em vários filmes de guerra, e até participando deles em pequenos papéis. Após Nascido Para Matar, Ermey recebeu várias propostas, e dedicou-se integralmente à carreira de ator.

Antes do início das filmagens, ele alertou os atores sobre as agressões que iriam sofrer por parte de seu personagem. E assim foi. Usando sua experiência militar, improvisou os extremos diálogos de treinamento de forma impressionante, surpreendendo os atores, a equipe, e chocando o público.

Rodar um filme sobre a Guerra do Vietnam na Inglaterra provou-se um desafio para Kubrick e sua equipe. A maior parte das cenas foi filmada na área portuária de Londres, onde foram criados os cenários das ruínas da cidade de Hue. Visualmente, Nascido Para Matar diferencia-se dos filmes sobre o Vietnam rodados no sudeste asiático. Ao invés de floresta tropical, os combates acontecem em ruínas urbanas, iluminadas apenas pelas chamas dos prédios.


Kubrick quase não apareceu em Hollywood por uma década após o lançamento de Nascido Para Matar. Só se ouviam rumores sobre novos projetos, incluindo A.I.: Inteligência Artificial, dirigido por Spielberg após a morte de Kubrick.

Após sua esposa, Alice (Kidman) derrubar seu conceito de fidelidade confessando sua fantasia em abandonar tudo - casamento, e família - por uma noite com outro homem, o Dr. Harford (Cruise), envenenado pela dúvida e pelo ciúme, vaga sem rumo pelo submundo sexual de Nova York.

Inadvertidamente, acaba penetrando num sinistro culto sexual realizado numa mansão fora da cidade. Descoberto, é obrigado a revelar-se, mas consegue escapar. Depois disso, inicia-se uma série de fatos misteriosos levando Harford à conclusão de que se envolvera em algo obscuro, muito além daquilo que inconsciêntemente buscava.

Assim como Lolita e Laranja Mecânica, De Olhos Bem Fechados teve que encarar a censura antes de seu lançamento nos Estados Unidos e no Canada. Figuras digitalmente produzidas foram estratégicamente posicionadas para mascarar as cenas de copulação explícita e garantir uma categoria "R" ao filme. Isso não aconteceu na versão internacional, que foi lançada na íntegra, sem cortes.

Amplamente reconhecido como um dos mais inovadores e influêntes cineastas da história do cinema, Kubrick realizou diversos filmes controversos porém aclamados, marcados por seu estilo visual e pelo detalhismo meticuloso gerado por sua natureza perfecionista-obsessiva. Muitos consideram sua linguagem pessimista e irônica, mas numa análise mais profunda, repara-se que seus filmes incluem um cauteloso e subliminar otimismo.

Stanley Kubrick é considerado um mestre. Em sua obra, figuram alguns dos mais originais, provocativos e visionários filmes realizados em sua época.

a
a